Oi Novos Brasis divulga projetos vencedores

Oi Novos Brasis divulga projetos vencedores

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, divulgou o nome dos 19 projetos selecionados em 2011 para compor o programa Oi Novos Brasis neste ano.

Em sua 8ª edição, o programa recebeu 327 inscrições de todo o Brasil, com projetos que envolvem ações educacionais complementares ao sistema de educação formal, qualificação profissional voltada para a geração de trabalho e renda, e ampliação do acesso a direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Dentre os vencedores está a cooperativa Dedo de Gente, que visa formar jovens para criação de jogos educativos digitais, expandindo-a, como alternativa de formação no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do país, e disponibilizando jogos educativos de qualidade através de portal colaborativo.

Também faz parte dos projetos selecionados o “Mente Aberta”, do Instituto Mãos de Arte. A inciativa promove a adaptação de tecnologias de informação e comunicação e interfaces “touchscreen” para a educação lúdica, promovendo a redução de dependência e a integração de pessoas com transtornos do desenvolvimento mental, incluindo autistas e semelhantes.

Além desses, outro projeto contemplado pelo edital foi o “Guardiões do Vale do Jacuípe”, iniciativa da Associação Rádio Comunitária Campestre FM, que pretende capacitar os moradores das comunidades ribeirinhas quanto às práticas ambientais, orientá-los para as estratégias de ação em situações críticas e fomentar a interação da comunidade com os recursos naturais.

A seleção, realizada por uma comissão julgadora, teve como foco o desenvolvimento de tecnologias sociais que possam ser reaplicadas em grupos sociais semelhantes. Foram valorizados critérios como criatividade, inovação, capacidade de apresentação de diagnóstico da comunidade atendida e de monitoramento do trabalho realizado.

Também foram considerados os seguintes aspectos no processo de seleção dos projetos sociais: sustentabilidade (econômica, social e ambiental); promoção da igualdade (social, étnica ou de gênero); promoção de saúde física e mental; processos de Organização Comunitária; fortalecimento de redes sociais; melhoria de processos de ensino/aprendizagem; e desenvolvimento de instituições do Terceiro Setor.

Para conhecer os contemplados, clique aqui.

Fonte: Cultura e Mercado

Esse post foi publicado em Categoria Geral, Gestão & Marketing Cultural. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s